sábado, 14 de janeiro de 2017

Chapter I

Estou farta de blogues e artigos e conversas em que as mães têm filhos espectaculares, aliás, perfeitos, porque espectacular é o meu: que nunca adoecem, que comem 10 litros de sopa a cada refeição desde os 6 meses e só não comem mais porque as mães não lhes dão; que se portam lindamente, tipos bonecos de cera, em todas as ocasiões fora de casa; que dormem, não a noite toda, mas mais, muito mais, tipo 15 horas seguidas desde o 1º dia de vida; que adormecem sozinhos depois das mães lhes lerem mais um canto dos Lusíadas em inglês; que adoram tomar banho; que adoram sair do banho; que adoram despir-se; que amam vestir-se; que adoram limpar o nariz; que adoram lavar as mãos. Enfim, farta de partilha de experiências utópicas, hiper-mega-ultra positivas sobre a experiência da maternidade, que me fazem sentir a fracassar diariamente na minha própria experiência de ser mãe.

Pois bem, a minha história, a minha sina, a minha experiência tem sido muuuuuuuuuuuuuuuuito diferente de todas as que tenho ouvido/lido/presenciado.

Sono
O meu filhote vai fazer dois anos e dormiu, no máximo, 7 noites inteiras em toda a sua existência. Sempre acordou inúmeras vezes durante a noite. No início era para beber leite de 2 em 2 horas. Mais para a frente, quando descobriu a água, acordava ora para água ora para leite. Entretanto, vieram as noites mal dormidas por causa dos primeiros dentes. Entretanto, achou que era fixe acordar a meio da noite e conversar e brincar com a mãe durante uma ou duas horinhas de escuridão. Depois passou a acordar porque queria alguém do lado dele, tipo eu, eu e mais eu. E até hoje continua a dar-me noites difíceis. Aos 3 meses eu pensava que o puto ia dormir a noite toda a partir dos 6 meses. Aos 6 meses nada! Aos 6 meses eu pensava que quando ele fizesse um ano é que ia ser. Quando fez um ano tudo na mesma, ou pior! Aos 12 meses pensei que era aos 18 meses que ia dormir toda a noite. Aos 18 meses nada! E pronto resta-me esperar pelos 2 anos. FINGER CROSSED!!! Sempre que eu penso: "Olha, o puto está a dormir melhor, já só acorda uma ou duas vezes, bebe água e cai para o lado. Está a estabilizar, mais umas semanas e já dorme a noite toda seguida!". Yeahhhh, right!!! 
Mas calma mamãs de bébés perfeitos, nem tudo é mau. O meu filho nuuuunca dormiu na minha cama, isso é que já seria demais. Que ele durma mal é uma coisa, é a mãe que não sabe ajudá-lo a dormir bem, agora na cama dos pais é ultraje! Mas mamãs de bébés perfeitos, sabem porque é que ele nunca dormiu na cama dos pais, sabem, sabem, sabem??? Não é que eu me levante 40 vezes por noite para voltar a adormecê-lo quando chora e regresse à minha cama, nãooooooooo (que isso dá muito trabalho e não me permitiria dormir nem uma hora por noite)! É porque desde os 3 meses que durmo, praticamente todos os dias, no quarto dele :( Excelente hábito! Lamento, mas é a única forma que encontrei de conseguir dormir as horas indispensáveis para conseguir realizar, diariamente, as tarefas básicas tipo trabalhar e tomar conta do puto, com alguma sanidade mental, pouca vá! Eu já tentei de tudo: chás que acalmam, rotinas e mais rotinas, deitá-lo mais cedo, deitá-lo mais tarde, banho antes de dormir, jantar antes de dormir, brincar antes de dormir, ler história antes de dormir, acunpunctura com laser, melatonina, ser o pai a ir lá, ser eu a ir lá, deitar o cão com ele, acender a luz de presença, desligar a luz de presença, ir a uma benzedeira. 

Só vou tentar mais uma coisa, não desesperar enquanto espero que o dia em que ele vai dormir toda a noite chegue.

Sopa

A minha criança está bem tratadinha, não é gorda!, é é alta e bem constituída, o que levará terceiros a acreditar que ela realmente deve comer, ainda que raramente o consigam presenciar. O que se passa é o seguinte, o meu petiz come sopa em casa e segundo e sobremesa. No entanto, quando saímos de casa e vamos para casa de amigos, para casa dos avós ou para algum restaurante, mas na companhia de amigos ou família, a coisa muda de figura. Não come e não come e volta a não comer a sopa. E é aí que entro em modo arena de combate, e cismo porque cismo, que tenho que lhe conseguir enfiar a sopa pela goela a qualquer custo.É choro, é sopa na minha roupa, é sopa na roupa dele, é sopa no chão, é sopa a escorrer-lhe pelo queixo em forma de regurgitação, pfff. Isto tudo, apenas para provar a vossas excelências que o puto come sopa e que tenho alguma autoridade sobre ele. A mim, honestamente, não me incomoda muito que ele não coma sopa aqui, ali ou acolá, porque na escola come todos os dias e em casa à noite e ao fim de semana também, e isso é tipo 90% das vezes. Se ele come sopa 90% das vezes que deveria comer, para quê preocupar-me?! Aí já entra o meu ego de mãe que quer provar aos outros ser capaz! Estupidez pura.

Sem comentários:

Enviar um comentário